quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Salto alto: a elegância que pode trazer riscos à saúde



Por Renata De Grande

Qual mulher não é apaixonada por um belo par de sapatos? Quanto mais alto então, melhor. Em quantidade, cores, formatos, o que vale mesmo é andar de salto alto. Não importa sua estatura, o salto alto é sem dúvida o mais bonito, elegante, clássico, moderno, feminino e lindo.

Porém, utilizar o sapato de salto alto pode causar danos à saúde da mulher, desde um calo no pé até problemas na coluna. É o que afirma a dra. Cibele Réssio, especialista em Medicina e Cirurgia do Pé e mestre em Ortopedia e Traumatologia pela UNIFESP-EPM.

"Os sapatos de salto podem causar problemas como tendinite (inflamação do tendão) na perna e dores musculares. Além dos mais graves como o encurtamento da musculatura posterior da perna e pé, aumento da pressão plantar no dedão e no segundo dedo, causando calosidades e depois deformidades e aumento do risco de entorses de tornozelo e pé, até dores na região da coluna lombar, devido ao encurtamento desta musculatura", explica.

O uso constante de sapatos de bico fino ou com salto, por exemplo, é outro fator que pode prejudicar a saúde, de acordo com a dra. Cibele Réssio. "Usar este tipo de sapato colabora com o aparecimento de joanetes (embora a hereditariedade tenha um peso maior). Mas hoje existe uma grande variedade de solados, saltos e formato de bicos. Os mais recomendados são os sapatos com saltos e bicos quadrados, por serem mais estáveis e confortáveis. Os solados tipo plataforma também são uma boa opção porque ajudam a manter o equilíbrio mais facilmente. Fuja, ou reserve para ocasiões muito especiais, os sapatos de salto", adverte.

Além dos problemas com a coluna, pernas e pés, as unhas também acabam encravando com o uso de sapatos de bico fino. Segundo a médica esses modelos são os que mais facilitam o aparecimento de unhas encravadas. "Para evitar o problema é preciso cortar a unha de modo a deixá-la quadrada e sem pontas. Só de olhar para o pé de uma mulher é possível saber que sapato ela usa", observa a especialista.

Dicas para uma manter a elegância sem colocar em risco a sua saúde

Calçados fechados de borracha e outros materiais sintéticos, como o tênis, facilitam o aparecimento de micoses.

- o sapato deve ser arejado e não deve ser usado dois dias seguidos, é preciso deixá-lo fora do armário, se possível no sol;
- enxugar bem os pés também previne as micoses e o mau cheiro;
- os sapatos mais indicados para evitar problemas com a coluna são os com saltos até 3 centímetros;
- compre sapatos segundo a AOFAS;
- troque os saltos e calçados todos os dias;
- sempre faça o alongamento da musculatura posterior da perna e pé.

Fonte:
www.portaldafisioterapia.com

Nenhum comentário: