quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Drenagem Linfática e gravidez


A gravidez é uma ocasião de intensas alterações físicas e emocionais, e ainda assim uma condição de saúde. O fisioterapeuta é capaz de avaliar e monitorar as mudanças físicas enfocando primariamente a manutenção do bem estar.

É certo que o corpo da mulher muda drasticamente neste período.

Talvez o mais lembrado é o ganho de peso, este pode variar muito de mulher para mulher, mas se estimar um aumento de 12k este normalmente será dividido da seguinte forma:

  • 3,5k do feto,
  • 2,0k do líquido amniótico, placentas e membranas fetais,
  • 1,0k do útero,
  • 1,0k de mamas,
  • 1,5k de acúmulo de gordura e
  • 3,0k de sangue e líquido extra celular.

Assim sendo este aumento de 3,0k de sangue e líquido extra celular é o edema, conhecido mais popularmente como inchaço, e as vezes, confundido com acúmulo de gordura.

As razões deste edema são fisiológicas. Durante a gestação há um aumento na produção hormonal. Um hormônio chamado Adosterona e outro estrógeno, que são hormônios essenciais na gravidez, fazem com que toda a grávida tenha tendência de reabsorver sódio, e isso causa a retenção hídrica. Outro fator é o aumento de peso uterino. Quando a mulher fica na posição em posição em pé, ocorre um aumento na pressão venosa nos membros inferiores, aumentando a distensibilidade das veias, levando ao extravasamento de líquido para o interstício (o edema), e também o surgimento da varizes.

O sistema linfático, tem como função principal devolver à circulação sanguínea o líquido e proteínas que se encontram neste interstício. É um fator de segurança contra a formação do edema. No entanto, durante a gestação, o linfático pode ficar sobrecarregado, devido à velocidade de extravasamento de líquido, ocorrendo que a formação de edema fica inevitável.

Para diminuir esses efeitos pode-se usar meias elásticas, elevar as pernas com maior freqüência, fazer exercícios regulares, e principalmente a drenagem linfática, que consiste em uma técnica de massagem, com manobras suaves, que estimulará a circulação linfática, ou seja, aumentará a velocidade de recolhimento de líquido. Esta deve ser feita por um fisioterapeuta, pois ele tem o conhecimento necessário para que seja feita com precisão. O melhor é que drenagem linfática não tem contra indicação, podendo ser realizada em qualquer fase da gestação.


FONTE:http://www.atmosferafeminina.com.br/internas/interna_3140.aspx?

Nenhum comentário: