quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Reeducacao Postural Global

Oi pessoal, tudo bem??


Hoje vamos falar sobre RPG, uma tecnica de tratamento que tem conquistado excelentes resultados em nossos consultorios, onde a base e o tratamento global dos nossos pacientes.

O artigo foi enviado pela Fisioterepeuta Kamila Mattos, foi desenvolvido com muito carinho para te ajudar a conhecer sobre o que e o RPG.

Um beijo grande para todos voces

Ana Burle

Reeducação Postural Global

A RPG- Reeducação Postural Global- é uma técnica utilizada por fisioterapeutas para tratar disfunções músculo-esquelético. É um tratamento baseado em posturas, tratando o corpo como um todo, tanto na reeducação da postura, quanto nas lesões articulares e musculares. É indicada para todas as idades e o tratamento é individual. A sessão consiste no alongamento e fortalecimento dos músculos, associados com o desbloqueio respiratório. A RPG é indicada nas seguintes áreas:

- Ortopédicas: pés planos e cavos, joelhos valgos (para fora) ou varos (para dentro), joanetes, escoliose (desvio da coluna vertebral), dores cervical e dorsal
- Neurológicas: hérnia de disco e labirintite
- Reumatológicas: artrites, artrose, bursite e tendinite
- Respiratórias: asma e bronquite
- Somáticas: estresse, distúrbios circulatórios e digestivos

Além do tratamento das disfunções, a RPG também atua na estética devido o equilíbrio da musculatura, tornando o corpo mais harmonioso. A qualidade de vida dos pacientes que se submetem à RPG é aumentada, melhorando desde o sono ao desempenho na vida diária. Atletas também se beneficiam, aumentado o rendimento no esporte e evitando futuras lesões.

A Reeducação Postural Global surgiu para equilibrar o corpo que durante toda a vida é sobrecarregado. Neste tempo onde a era virtual está tão em alta, nada melhor que receber o contato humano, esquecido por tantas pessoas e despertar o mundo que somos - o próprio corpo.

Autora do artigo: Kamila Mattos
Pós graduada em neurofuncional, RPG e Sensações Somáticas

Nenhum comentário: