domingo, 8 de fevereiro de 2009

Extrato de chá verde pode promover a perda de peso


Quem nunca se recorreu a um chazinho para ajudar na perda de peso?? Entao, por essa ser uma pratica muito comum em nosso meio, eu decidi postar essa reportagem sobre o cha verde e os seus beneficios. E bom lembrar que devemos prestar atencao na origem da materia prima do cha, comprando em lugares confiaveis e observando a validade. Como ainda nao se inventarm uma receita poderosa para perda de peso, vale lembrar que o uso do cha nao exclui a necessidade de realizar uma reeducacao alimentar e uma pratica regular de atividade fisica. Um boa leitura para todos, Ana Burle. s2

NEW YORK – O extrato do chá verde, além de poderoso antioxidante, pode também ajudar na perda de gordura de quem faz dieta; é o que dizem pesquisadores na edição de dezembro do American Journal of Clinical Nutrition.

Os pesquisadores mediram o gasto diário de energia de 10 homens saudáveis que receberam 3 doses de cafeína (50mg), extrato de chá verde (contendo 50mg de cafeína e 90mg de epigalocatequina) ou um medicamento inerte por dia.

Os autores do estudo relatam que o tratamento com o chá verde foi associado com um aumento significativo de 4% no gasto diário de energia. Este efeito não foi associado ao conteúdo de cafeína do chá.

A equipe aponta que "existem apenas dois caminhos para combater a obesidade: reduzir a ingestão de energia ( isto é, dieta) ou aumentar o gasto de energia."

Os pesquisadores notam que o extrato de chá verde contém uma alta quantidade de uma substância (epigalocatequina) que age junto com outros compostos para aumentar os níveis de queima de gorduras para produção de calor do corpo. A ação desta substância não aumenta a freqüência cardíaca, o que a torna melhor do que os medicamentos estimulantes usados em dietas, que podem ter efeitos prejudiciais ao coração, principalmente em pacientes obesos com hipertensão e outras complicações.

FONTE: American Journal of Clinical Nutrition 1999;70:1040-1045
Publicado em Bibliomed Saúde em 10/01/2000

Um comentário:

fernandaipa disse...

Ana, faltam textos assim nos jornais de circulação mineira. Esse seu texto e as devidas referências serão encaminhados para o jornal escrito "Viva com saúde" de circulação em Ipatinga - MG. Um abraço, Fernanda Mendonça